Proposta Pedagógica
Cada criança é única, capaz, inventiva e potente na busca por descobrir e construir significados sobre o mundo que a cerca.
O inesperado, a liberdade e o encantamento
Nossa escola sustenta sua proposta pedagógica no respeito à infância, no reconhecimento que cada criança é única, capaz, inventiva e potente na busca por descobrir e construir significados sobre o mundo que a cerca.
Nossas ações educativas consideram a criança competente e ativa nos seus processos de aprendizagem. A escuta e a observação dos educadores revelam-se ferramentas fundamentais para acolher os interesses das crianças, revelados pela linguagem do corpo e das palavras, que investigam, testam, criam e formulam hipóteses e a todo instante mostram-se curiosas e motivadas a viver novas experiências.
O brincar livre acolhe o olhar poético, o inesperado, a liberdade e o encantamento das crianças na construção dos vínculos e na busca de sentido sobre o existir. Nosso espaço oferece recantos e materialidades que provocam investigações e vivências significativas através de múltiplas linguagens e intencionalidades pedagógicas, buscando acolher a inteireza das crianças nas suas relações, encontros e diálogos.
Os “porquês” revelados nas perguntas e no corpo que explora e busca resposta às inquietações e curiosidades, tornam-se perguntas norteadoras para percursos de pesquisa, conhecimento e troca de novos saberes entre as crianças e educadores.