Quem Somos
O brincar livre acolhe o olhar poético, o inesperado, a liberdade e o encantamento das crianças na construção dos vínculos e na busca de sentido. Existir de forma plena faz parte do que acreditamos como educadores e do que estamos construindo há 40 anos.
Nossa História
A Gente Miúda foi a primeira creche da Tijuca, tradicional bairro de classe média da cidade do Rio de Janeiro.
Iniciou seus trabalhos com o nome de Gente Miúda Creche Maternal em 25 de outubro de 1976, com o objetivo de atender crianças de zero a quatro anos, em um espaço cuidadosamente preparado para ela se desenvolver brincando, alimentando-se, tendo o carinho e a atenção de que as crianças necessitam nos seus primeiros anos de vida.
O ritmo acelerado das transformações vividas pela sociedade no final do século passado atinge também a Educação que, como as demais ciências, evoluiu. A idéia que se tinha de criança, de conhecimento, de escola, de métodos de trabalho, de ensino… tudo evoluiu, acompanhando o ritmo da vida que é puro movimento.
A creche e a pré-escola também evoluíram e de tal maneira que a partir da Constituição de 1988, elas aparecem pela primeira vez no capítulo sobre Educação da Constituição Federal, considerando este atendimento como direito da criança.
Nesta perspectiva, as práticas educacionais, além de exigirem ações adequadas às necessidades educativas e aos cuidados específicos referentes à faixa etária de zero a seis anos, pressupõem ainda o desenvolvimento de práticas de qualidade, que permitam a inserção equitativa e participativa dessas crianças no universo social, cultural, econômico e político da realidade brasileira.
Em consonância com a lei e comprometida com a oferta de um serviço de qualidade, a Gente Miúda Creche Maternal adapta-se à nova faixa etária com novos espaços, práticas educativas e atendimento das necessidades básicas adequados à nova realidade, tornando-se uma escola de Educação Infantil.
Surge então a Gente Miúda Educação Infantil que recebendo crianças de zero a seis anos de idade, dá continuidade ao trabalho iniciado em 1976: atender a criança de forma integral em suas necessidades básicas de educação, afeto e socialização.
Em 2007, a creche passa por uma reestruturação e sob nova direção, mantém o compromisso com a cultura da infância e segue investigando, observando, planejando e buscando percursos que façam sentido e sejam coerentes com a prática que acreditamos contribuir para o desenvolvimento pleno das crianças.
Nossos Valores
Respeito
Responsabilidade
Diálogo
Cooperação
Sustentabilidade
Linha do tempo
1976
1988
2007
2020
Inicio dos trabalhos com o nome de Gente Miúda Creche Maternal
Gente Miúda Creche Maternal passa a atender também a pré escola e começa a se chamar Gente Miúda Educação Infantil
A Gente Miúda Educação Infantil passa por uma reestruturação e sob nova direção mantendo o compromisso com a cultura da infância e segue planejando percursos coerentes e que contribuam para o desenvolvimento pleno das crianças.
A Gente Miúda Educação Infantil inicia aulas ao ar livre, no Parque Nacional da Tijuca contrapondo ao emparedamento imposto pela pandemia da covid-19.